quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quando é que será a sua hora da estrela?





O romance que dá título ao texto aqui escrito é um dos mais tocantes que já li. E foi este livro que me deu margem pra o que sinto por Clarice Lispector. Ela é incrível. Com sua linguagem e suas temáticas cotidianas,ela consegue ir no mais profundo do ser humano e te tocar de forma intrigante.Quem não fica mexido com o que ela escreve não tem sensibilidade pra mais nada. E não estou nem brincando.
A hora da estrela conta a história de Macabéa, uma mulher nordestina que foi tentar a vida no Rio de Janeiro. Mas Macabéa tem uma coisa que chama atenção: não chamar a atenção de ninguém. Ela apenas respira,apenas existe,num anonimato tão profundo quanto a sua tristeza. As pessoas a enganam, a humilham, a perseguem, mas ela parece indiferente a tudo e a todos, ela só pensa em "passar os dias". O único momento em que sua estrela parece brilhar, é quando ela falece. Ali,ela teve a sua hora da estrela, ali ela foi importante de alguma forma, ela foi notada,como nunca em vida fora.
Não pense você que Macabéa é uma personagem distante do que nós vivemos. Quantas mulheres existem por aí que apenas esperam a hora de suas estrelas brilharem, vivem por viver, numa existência inexistente? São muitas, sem sombra de dúvidas.Quantas Macabéas são enganadas por seus namorados,pelas pessoas em que mais confiam todos os dias? Não consigo contar aqui em meus dedos. Mas apesar de toda essa "invisibilidade" e intolerância das pessoas,elas conseguem existir,nem que seja pra elas mesmas ou pra ninguém.

Um comentário: